Powered By Blogger

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

PROFESSOR AMADEUS (COISAS DO CINTRA,E OUTRAS ESCOLAS): PROFESSOR AMADEUS (COISAS DO CINTRA,E OUTRAS ESCOLAS)

PROFESSOR AMADEUS (COISAS DO CINTRA,E OUTRAS ESCOLAS): PROFESSOR AMADEUS (COISAS DO CINTRA,E OUTRAS ESCOLAS)
Parabéns pelo blogger professor Amadeus!
De: Miquéias da 104.

29 comentários:

  1. Centro Integrado do Rio Anil Cintra
    Alexssandra Silva Brandão, turma 200.

    As transformações ocorridas na Europa no final do século XVIII e primeira metade do século XIX podem ser sintetizadas na expressão Era Revolucionária. Com a revolução industrial, alteravam-se as bases matérias da sociedade, apontado para a consolidação do capitalismo. Com as revoluções liberais burgueses, surgia um novo tipo de Estado para substituir o modelo absolutista. A revolução industrial provocou efeitos de natureza e economia como: aumento da produção concentrada de indústrias, divisão social do trabalho, provocou a urbanização que provocou o crescimento das cidades, concentrando os trabalhadores provenientes do campo, fez aparecer uma nova categoria social: o proletariado urbano que vivia submetido à exploração de longas jornadas e baixos salários, fez a burguesia ascender à condição de classe dominante e provocar a “luta de classes” que contrapunha a burguesia e o proletariado assalariado, que passou a criar entidades e se organizar, para a obtenção de melhores condições de trabalho e de vida.
    A Revolução Francesa foi um movimento burguês, apoiado pelo povo, que derrubou o absolutismo na França, e instituiu o Estado Burguês baseado em leis que refletiam os direitos individuais do cidadão, liberdade e igualdade. A sociedade era estamental, dividida em três grandes estados: o primeiro composto pelo clero, o segundo formado pela nobreza e o terceiro era composto pela burguesia e massa de trabalhadores rurais. Mas os ideais da revolução na foram todos respeitados, uma contradição foi a manutenção da escravidão negra nas colônias. Defendiam-se os direitos à liberdade e a igualdade na França e, nas colônias, estes direitos eram negados. A resistência das mulheres à vida política foi sempre muito forte. Não deveria conceder direitos de volta aqueles que não eram independentes. As mulheres, portanto, não eram vistas como independentes. A sociedade construiu de si mesma a imagem de uma sociedade em perigo. O pauperismo nas grandes cidades, o surgimento da multidão nas ruas, tudo isso levava aos poderes públicos um sentimento de terror que era justificado pelas jornadas de julho, pela Comuna de Paris e outras insurreições populares.
    O século XVIII é marcado tanto na Europa quanto na América, por transformações econômicas, políticas, sociais e culturais que culminaram com a ascensão das ideias iluministas em defesa dos interesses burgueses. A luta contra o absolutismo na Europa se transformou, na América, em luta pela independência das regiões coloniais. No final do século XVIII, 13 pequenas colônias inglesas firmavam sua independência e, reivindicava o direito à resistência contra a pressão metropolitana, fundando a primeira democracia moderna. A independência dos Estados Unidos, principalmente com a aprovação da constituição respeitou o exemplo pioneiro da concentração dos ideais liberais de direito à vida, à liberdade e à de felicidade, no entanto, restringia os direitos de trabalhadores, pois estabelecia o voto censitário e não levava em consideração escravos e índios.

    ResponderExcluir
  2. Centro Integrado do Rio Anil Cintra
    Polyanna Andrade, turma 200.

    Durante os séculos XV, XVI e XVII, a burguesia esteve associada à monarquia para desenvolver suas atividades comerciais e artesanais.
    O capitalismo nasceu no momento em que as monarquias nacionais começavam a se impor. Era o sistema de burguesia, baseado na propriedade privada das fábricas e matérias primas e havia se desenvolvido com a ajuda da monarquia absoluta e da política mercantilista. A economia mudou muito entre o final do século XVII e inicio do século XVIII, a ponto de provocar a concentração de riquezas nas mãos de um número menor de capitalista, isso facilitou o aumento de produção, impulsionado também pelo fato de as corporações de ofícios não conseguirem mais controlar as produções artesanais independentes. Foi neste período que a Inglaterra conheceu uma pré-revolução industrial com a revolução na agricultura e a complicação do mercado consumidor externo. A revolução trouxe consigo outra importante revolução no modo de vida do homem europeu: a explosão dos centros urbanos. As cidades cresceram, a vida dos habitantes era difícil, os salários eram baixos. Com o tempo os trabalhadores adquiriram consciência de que os seus interesses eram antagônicos dos da burguesia, nascendo assim mecanismos de reivindicação: os sindicatos e partidos operários.
    A revolução Francesa, inspirada nos princípios de representação popular e na igualdade entre os homens, foi eminentemente burguesa, apesar de representar em curto período radical popular. Baseados nos princípios de liberdade e igualdade estes tiveram diferentes interpretações entre os revolucionários franceses. Para alguns, a democracia era restrita as classes proprietárias, para outras, ela implicava a abolição de propriedade privada. A revolução constituiu o marcos da montagem da ordem burguesa na França, pois criou condições ao aprofundamento das contradições sociais, com a crescente oposição entre capital e trabalho. Teve na declaração dos direitos do homem e do cidadão um de seus momentos mais expressivos, constituindo-se em símbolo da derrocada do antigo regime.
    Os estados Unidos, logo após seu processo de independência, durante o final do século XVIII e primeira metade do século XIX, assistiam ao desenvolvimento econômico interno acompanhado de um crescimento populacional e territorial. Para se tornar o país mais rico e poderoso do planeta e difundir estilos de vida de seus habitantes foi preciso que os Estados Unidos fizessem a passagem de uma sociedade colonial para um Estado soberano, pré-industrial e predominantemente rural ate aproximadamente o século XIX, e enfrentassem os horrores de uma guerra civil, responsável pela consolidação definitiva da ordem burguesa e pela intensificação do seu desenvolvimento econômico. A principal consequência econômica foi à expansão da indústria, do comercio, da agricultura, da pecuária e da mineração, pois o processo de expansão territorial contribuiu para o aumento populacional, aumentando o mercado consumidor interno, e aumentando a disponibilidade de mão de obra.

    ResponderExcluir
  3. CINTRA
    Amanda Luthiery Araújo dos Anjos. Turma 203 - MATUTINO
    Revolução Francesa
    Em 1789 A França era dividida em três estados: clero, nobreza e servos. Todas as dispersas do clero e da nobreza eram pagas pelo trabalho dos servos, que por sua vez, não tinham nenhum tipo privilégios como o clero e a nobreza. Nessa época, a França passava por uma grande crise econômica o que fez com que o rei aumentasse os impostos pagos pelos servos. A favor do rei, o clero e a nobreza convocaram uma assembléia, a fim de pressionar ainda mais o povo a pagar os impostos. Após a assembléia o clero e a nobreza percebem suas desvantagens à grande porcentagem de servos em relação a de privilegiados, então o clero e a nobreza exigem uma reforma constitucional. Diante desse quadro, o povo não aceita e invade a Bastilha, vai as ruas e se apropria dos bens da nobreza com o discurso de liberdade, igualdade e fraternidade. Alguns franceses fugiram, porém, outros permaneceram e deram origem a forças políticas, sendo elas: Girondinos, Jacobinos e Grupo da Planície. Estas três forças políticas entraram em conflitos,o que resultou na morte do rei e milhares de pessoas guilhotinadas, entretanto, foi o militar Napoleão Bonaparte que junto da burguesia e do exército realizaram um golpe, e assim, estabeleceu um novo governo, o Consulado, dando fim à revolução Francesa.
    Iluminismo
    O iluminismo nasceu na cidade de Paris, devido a insatisfação de pensamentos religiosos e de caráter feudal da época, essa insatisfação é notada no significado do nome iluminismo, que faz alusão ao período de “escuridão” vivido na idade média. Os iluministas acreditavam que razão era o caminho para se alcançar a autonomia de pensamento e defendiam a idéia de que a educação era fator primordial para a total libertação da Igreja católica.
    Independência dos estados Unidos
    A primeira tentativa de unificação dos estados unidos foi pelos protestantes. Eles visitavam as colônias a fim de ampliar as idéias protestantes por todo o E.U.A, entretanto, essa tentativa não teve sucesso. As brigas políticas entre Inglaterra e frança atingiram as colônias, o que fortaleceu os “exércitos coloniais” que se fundiram entre si. Esta primeira guerra foi o marco inicial de perdas de relação entre Inglaterra e estados unidos e o ponto de partida para outras guerras e revoluções de mesmo caráter. Mas foi em 1775, que o rei Jorge resolve declarar uma rebelião das treze colônias entre a Inglaterra. Um ano depois é dada a declaração de independência dos estados unidos por Thomas Jeferson.
    Revolução Industrial
    O sistema capitalista se consolidou com a implantação de fabricas, que por sua vez, substituíram o trabalho que outrora era feito por trabalhadores sem especializações. Devido esse acontecimento, foi possível aumentar a produção, logo a carga horária de trabalho foi readaptada. Com isso, as condições de trabalho foram ficando cada vez mais em segundo plano, o que acarretou mais tarde insatisfação por parte dos operários, que por sua vez, se reuniram, e, em forma de protesto realizaram uma revolução industrial para obterem melhores condições trabalhistas.

    ResponderExcluir
  4. CENTRO INTEGRADO DO RIO ANIL CINTRA
    AMANDA ELEN DOS SANTOS PRIVADO
    TURMA: 200
    A Revolução Francesa foi um importante marco na História Moderna da nossa civilização. Significou o fim do sistema absolutista e dos privilégios da nobreza. O povo ganhou mais autonomia e seus direitos sociais passaram a ser respeitados. A vida dos trabalhadores urbanos e rurais melhorou significativamente. Por outro lado, a burguesia conduziu o processo de forma a garantir seu domínio social. As bases de uma sociedade burguesa ecapitalista foram estabelecidas durante a revolução. Os ideais políticos (principalmente iluministas) presentes na França antes da Revolução Francesa também influenciaram a independência de alguns países da América Espanhola e o movimento de Inconfidência Mineira no Brasil.
    A Revolução Industrial teve início no século XVIII, na Inglaterra, com a mecanização dossistemas de produção. Enquanto na Idade Média o artesanato era a forma de produzir maisutilizada, na Idade Moderna tudo mudou. A burguesia industrial, ávida por maiores lucros, menores custos e produção acelerada, buscou alternativas para melhorar a produção de mercadorias. Também podemos apontar o crescimento populacional, que trouxe maior demanda de produtos e mercadorias.
    Antes da Independência, os EUA era formado por treze colônias controladas pela metrópole: a Inglaterra. Dentro do contexto histórico do século XVIII, os ingleses usavam estas colônias para obter lucros e recursos minerais e vegetais não disponíveis na Europa. Era também muito grande a exploração metropolitana, com relação aos impostos e taxas cobrados dos colonos norte-americanos.

    ResponderExcluir
  5. Centro Integrado do rio anil Cintra
    GABRIEL TORRES N°15
    TURMA: 200 MATUTINO
    A situação da França no século XVIII era de extrema injustiça social na época do Antigo Regime. O Terceiro Estado era formado pelos trabalhadores urbanos, camponeses e a pequena burguesia comercial. Os impostos eram pagos somente por este segmento social com o objetivo de manter os luxos da nobreza.
    A França era um país absolutista nesta época. O rei governava com poderes absolutos, controlando a economia, a justiça, a política e até mesmo a religião dos súditos. Havia a falta de democracia, pois os trabalhadores não podiam votar, nem mesmo dar opiniões na forma de governo. Os oposicionistas eram presos na Bastilha (prisão política da monarquia) ou condenados à morte.
    A Revolução tornou os métodos de produção mais eficientes. Os produtos passaram a ser produzidos mais rapidamente, barateando o preço e estimulando o consumo. Por outro lado, aumentou também o número de desempregados. As máquinas foram substituindo, aos poucos, a mão-de-obra humana. A poluição ambiental, o aumento da poluição sonora, o êxodo rural e o crescimento desordenado das cidades também foram conseqüências nocivas para a sociedade.
    Em 1776, os colonos se reuniram no segundo congresso com o objetivo maior de conquistar a independência. Durante o congresso, Thomas Jefferson redigiu a Declaração de Independência dos Estados Unidos da América. Porém, a Inglaterra não aceitou a independência de suas colônias e declarou guerra. A Guerra de Independência, que ocorreu entre 1776 e 1783, foi vencida pelos Estados Unidos com o apoio da França e da Espanha.

    ResponderExcluir
  6. CINTRA
    Aluno: Rowberth Vinicius Costa Gonçalves. Turma: 207-Vespertino
    Independência dos Estados Unidos
    Antes da Independência, o EUA era formado por treze colônias controladas pela metrópole: a Inglaterra. Dentro do contexto histórico do século XVIII, os ingleses usavam estas colônias para obter lucros e recursos minerais e vegetais não disponíveis na Europa. Era também muito grande a exploração metropolitana, com relação aos impostos e taxas cobrados dos colonos norte-americanos.
    Em 1776, os colonos se reuniram no segundo congresso com o objetivo maior de conquistar a independência. Durante o congresso, Thomas Jefferson redigiu a Declaração de Independência dos Estados Unidos da América. Porém, a Inglaterra não aceitou a independência de suas colônias e declarou guerra. A Guerra de Independência, que ocorreu entre 1776 e 1783, foi vencida pelos Estados Unidos com o apoio da França e da Espanha.
    O Dia da Independência dos Estados Unidos é um feriado nacional que celebra o dia 4 de julho nos Estados Unidos. Esse dia marca a Declaração de Independência de 1776, ano em que as Treze Colônias declaram a separação formal do Império Britânico.
    A Revolução Francesa

    A Revolução Francesa começou no século XVIII e iniciou a Era das Revoluções Burguesas, fez parte do movimento revolucionário global, atlântico e ocidental que começou nos Estados Unidos em 1776 passando por Inglaterra, Irlanda, Holanda, Bélgica, Itália, Alemanha, Suíça e termina na França em 1789. Teve repercussão em outros países, mas retorna a França em 1830 e 1848.
    A Revolução Francesa significou o fim do absolutismo e dos privilégios da nobreza. O povo ganhou direitos sociais e passaram a ser respeitados.
    Revolução Industrial
    A Revolução industrial foi um conjunto de mudanças que aconteceram na Europa nos séculos XVIII e XIX. A principal particularidade dessa revolução foi a substituição do trabalho artesanal pelo assalariado e com o uso das máquinas.

    Até o final do século XVIII a maioria da população européia vivia no campo e produzia o que consumia. De maneira artesanal o produtor dominava todo o processo produtivo.

    Apesar de a produção ser predominantemente artesanal, países como a França e a Inglaterra, possuíam manufaturas. As manufaturas eram grandes oficinas onde diversos artesãos realizavam as tarefas manualmente, entretanto subordinados ao proprietário da manufatura.

    A Inglaterra foi precursora na Revolução Industrial devido a diversos fatores, entre eles: possuir uma rica burguesia, o fato do país possuir a mais importante zona de livre comércio da Europa, o êxodo rural e a localização privilegiada junto ao mar o que facilitava a exploração dos mercados ultramarinos.

    Como muitos empresários ambicionavam lucrar mais, o operário era explorado sendo forçado a trabalhar até 15 horas por dia em troca de um salário baixo. Além disso, mulheres e crianças também eram obrigadas a trabalhar para sustentarem suas famílias.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Thayla Pereira dos Santos Tur:207 Tur:Vesp
    O processo de independência dos Estados Unidos começa bem antes, durante a época da colonização daquele território, no século XVII. A Inglaterra foi a responsável pela colonização e manteve os Estados Unidos formados por treze colônias, que foram divididas e colonizadas de duas formas.Em 1774, os colonos fizeram um congresso (Primeiro Congresso da Filadélfia) em resposta ao que os ingleses estavam fazendo, queriam o fim das leis e medidas restritivas. Mas o rei inglês George III não só recusou as propostas do congresso, como adotou ainda mais medidas controladoras.Já o Segundo Congresso da Filadélfia, que ocorreu em 1776, tinha como objetivo maior a independência dos Estados Unidos, que já não aguentava a repressão da Inglaterra. Foi durante este congresso que o famoso Thomas Jefferson escreveu a Declaração de Independência dos Estados Unidos da América. Mais uma vez, a Inglaterra não aceitou aquilo, só que os colonos continuaram com seus objetivos e declararam independência (no famoso 4 de julho), o que resultou na chamada Guerra da Independência das Treze Colônias. Os Estados Unidos, apoiados pela França (inimiga da Inglaterra) e Espanha, venceram essa guerra, que ocorreu entre 1776 e 1783.
    Após a participação do país na Guerra de Independência dos EUA e a derrota na Guerra dos Sete Anos, os cofres do país não iam nada bem. Isso se agravava com os elevados gastos realizados pela Corte do Rei Luís XVI, que não se preocupava com a prosperidade do país e o bem estar da população.No período seguinte, é elaborada a Assembleia Legislativa e a França declara guerra à Áustria. A Convenção Nacional, de 1792, traz o nome dos Jacobinos à Revolução e a monarquia começa a ser abolida do país. Após uma série de conflitos, em 1793 o rei Luís XVI e sua família são guilhotinados e retirados do poder.Com todos os efeitos da Revolução Francesa, a vida dos trabalhadores tanto rurais quanto urbanos melhorou. Porém ao mesmo tempo, a burguesia passou a controlar os processos industriais, de forma a controlar a sociedade. Os princípios capitalistas e iluministas entraram em vigor nesta época e influenciaram outros países em seus movimentos revolucionários.A Revolução teve forte repercussão no mundo, e é um grandes símbolos do início do capitalismo. Além de ter sido uma revolução social foi também econômica, política e intelectual.
    Revolução Industrial sempre ganha bastante destaque, pois, de fato, foi um marco importante para o ser humano. Era um conjunto de mudanças que ocorreram na Europa entre os séculos XVIII e XIX, que modificou bastante a população daquela época. A Inglaterra foi o primeiro e principal país que se “rendeu” à Revolução Industrial, pois possuía uma rica burguesia, a mais importante zona de livre comércio da Europa, sua localização privilegiada, próxima ao mar que facilitava a exploração de outros mercados. Por esses e outros fatores, a Inglaterra foi a única a participar da Primeira Etapa da Revolução Industrial, de 1760 a 1860. Durante este período, houve o surgimento de indústrias de tecidos de algodão por causa do tear mecânico e o aprimoramento das máquinas a vapor, que contribuía para uma segunda etapa.Alguns historiadores acreditam que a terceira etapa da revolução sejam os séculos XX e XXI, pois os avanços tecnológicos desses dois séculos são inúmeros (o computador, a internet, o celular, o fax, etc.) e não param de acontecer. Portanto, as duas primeiras etapas a Revolução Industrial em si teriam nos levado ao local onde estamos hoje: um mundo mais confortável e desenvolvido devido aos avanços (tecnológicos ou não) daquela época.

    ResponderExcluir
  10. Cintra
    Aluna: Bruna Rodrigues
    Turma: 207 vespertino
    • Independência os Estados Unidos
    A primeira tentativa de unificação dos estados unidos foi pelos protestantes. Eles visitavam as colônias a fim de ampliar as idéias protestantes por todo o E.U.A, entretanto, essa tentativa não teve sucesso. As brigas políticas entre Inglaterra e frança atingiram as colônias, o que fortaleceu os “exércitos coloniais” que se fundiram entre si. Esta primeira guerra foi o marco inicial de perdas de relação entre Inglaterra e estados unidos e o ponto de partida para outras guerras e revoluções de mesmo caráter. Mas foi em 1775, que o rei Jorge resolve declarar uma rebelião das treze colônias entre a Inglaterra. Um ano depois é dada a declaração de independência dos estados unidos por Thomas Jeferson.
    • Revolução Francesa
    A revolução Francesa, inspirada nos princípios de representação popular e na igualdade entre os homens, foi eminentemente burguesa, apesar de representar em curto período radical popular. Baseados nos princípios de liberdade e igualdade estes tiveram diferentes interpretações entre os revolucionários franceses. Para alguns, a democracia era restrita as classes proprietárias, para outras, ela implicava a abolição de propriedade privada. A revolução constituiu o marcos da montagem da ordem burguesa na França, pois criou condições ao aprofundamento das contradições sociais, com a crescente oposição entre capital e trabalho. Teve na declaração dos direitos do homem e do cidadão um de seus momentos mais expressivos, constituindo-se em símbolo da derrocada do antigo regime.
    • Revolução Industriall
    O sistema capitalista se consolidou com a implantação de fabricas, que por sua vez, substituíram o trabalho que outrora era feito por trabalhadores sem especializações. Devido esse acontecimento, foi possível aumentar a produção, logo a carga horária de trabalho foi readaptada. Com isso, as condições de trabalho foram ficando cada vez mais em segundo plano, o que acarretou mais tarde insatisfação por parte dos operários, que por sua vez, se reuniram, e, em forma de protesto realizaram uma revolução industrial para obterem melhores condições trabalhistas.

    ResponderExcluir
  11. Aluno:Jorge Luis T:207 Turno:Vesp
    A Independência dos Estados Unidos
    No século XVIII, observamos o processo de crise das monarquias absolutistas, sinalizando o fim de um período chamado pelos liberais de Antigo Regime. Combatendo os princípios religiosos, filosóficos e políticos que fundamentavam a definição de um poder centralizado e a manutenção de certas práticas feudais, as revoluções burguesas sinalizavam a criação de uma nova forma de poder estabelecido.

    De acordo com a historiografia, a primeira experiência revolucionária a defender as ideias iluministas e reivindicar o fim da opressão monárquica, ocorreu no território das Treze Colônias inglesas. De posse da Coroa Britânica, as Treze Colônias desenvolveram certas peculiaridades econômicas, políticas e culturais. Sem contar com um modelo homogêneo de exploração colonial, os habitantes dessa região tinham uma relação diferente com sua metrópole.

    Conhecida como “negligência salutar”, a liberdade concedida pelo governo britânico aos colonos norte-americanos foi responsável pelo florescimento de um espírito autônomo e a consolidação de diferentes formas de exploração do território. Ao sul, a economia baseada na Plantation de exportação sustentada pelo trabalho escravo fazia contraste com as pequenas propriedades e as atividades comerciais empreendidas pelos colonos do norte.
    Revolução Francesa
    (1789-1799) foi um período de intensa agitação política e social na França, que teve um impacto duradouro na história do país e, mais amplamente, em todo o continente europeu. A monarquia absolutista que tinha governado a nação durante séculos entrou em colapso em apenas três anos. A sociedade francesa passou por uma transformação épica, quando privilégios feudais,aristocráticos e religiosos evaporaram-se sob um ataque sustentado de grupos políticos radicais de esquerda, das massas nas ruas e de camponeses na região rural do país.
    A Revolução Francesa é considerada o mais importante acontecimento da história contemporânea. Inspirada pelos ideias iluministas, a sublevação de lema "Liberdade, Igualdade, Fraternidade" eccou em todo mundo, pondo abaixo regimes absolutistas e ascendendo os valores burgueses
    Em meio a uma crise fiscal, o povo francês estava cada vez mais irritado com a incompetência do rei Luís XVI e com a indiferença contínua e a decadência da aristocracia do país. Esse ressentimento, aliado aos cada vez mais populares ideais iluministas, alimentaram sentimentos radicais e a revolução começou em 1789, com a convocação dos Estados Gerais em maio
    Revolução Industrial foi à transição para novos processos de manufatura no período entre 1760 a algum momento entre 1820 e 1840. Esta transformação incluiu a transição de métodos de produção artesanais para a produção por máquinas, a fabricação de novos produtos químicos, novos processos de produção de ferro, maior eficiência da energia da água, o uso crescente da energia a vapor e o desenvolvimento das máquinas-ferramentas, além da substituição da madeira e de outros biocombustíveis pelo carvão. A revolução teve início no Reino Unido e em poucas décadas se espalhou para a Europa Ocidental e os Estados Unidos.
    A Revolução Industrial é um divisor de águas na história e quase todos os aspectos da vida cotidiana da época foram influenciados de alguma forma por esse processo. Em particular, a renda média e a população começaram a experimentar um crescimento sustentado sem precedentes históricos.

    ResponderExcluir
  12. CINTRA
    Nome: Jarlisson Bruno Rodrigues Ferreira Turma: 207 Turno: vespertino
    Independência dos Estados Unidos da America O processo de independência dos Estados Unidos começa bem antes, durante a época da colonização daquele território, no século XVII. A Inglaterra foi a responsável pela colonização e manteve os Estados Unidos formados por treze colônias, que foram divididas e colonizadas de duas formas: Colônias do Norte: colonizadas por protestantes europeus fugitivos de perseguições religiosas. Foi chamada de Nova Inglaterra e era uma colônia de povoamento mão de obra livre, economia baseada no comércio, pequenas propriedades e produção para o mercado interno. Colônias do Sul: colonizadas apenas por ingleses e deveriam seguir o pacto colonial, eram uma colônia de exploração (latifúndio, mão de obra escrava, produção para exportação e monocultura).
    Em 1774, os colonos fizeram um congresso que foi o primeiro congresso da Filadélfia . Em 1776 ocorreu outro Congresso da Filadélfia, tinha como objetivo maior a independência dos Estados Unidos, que já não aguentava a repressão da Inglaterra. Foi durante este congresso que o famoso Thomas Jefferson escreveu a declaração de Independência dos Estados Unidos da America. Mais uma vez, a Inglaterra não aceitou aquilo, só que os colonos continuaram com seus objetivos e declararam independência (no famoso 4 de julho), o que resultou na chamada Guerra da Independência das Treze Colônias. Os Estados Unidos, apoiados pela França (inimiga da Inglaterra) e Espanha, venceram essa guerra, que ocorreu entre 1776 e 1783.
    Revolução francesa A Revolução Francesa foi um importante marco na historia Moderna da nossa civilização. Significou o fim do sistema absolutista e dos privilégios da nobreza. O povo ganhou mais autonomia e seus direitos sociais passaram a ser respeitados. A vida dos trabalhadores urbanos e rurais melhorou significativamente. Por outro lado, a burguesia conduziu o processo de forma a garantir seu domínio social. As bases de uma sociedade burguesa e capitalista foram estabelecidas durante a revolução. Os ideais políticos (principalmente iluministas presentes na França antes da Revolução Francesa também influenciaram a independência de alguns países da América Espanhola e o movimento de inconfidência mineira no Brasil.
    Revolução industrial foi um conjunto de mudanças que aconteceram na Europa nos séculos XVIII e XIX. A principal particularidade dessa revolução foi a substituição do trabalho artesanal pelo assalariado e com o uso das máquinas.
    Até o final do século XVIII a maioria da população europeia vivia no campo e produzia o que consumia. De maneira artesanal o produtor dominava todo o processo produtivo.
    Apesar de a produção ser predominantemente artesanal, países como a França e a Inglaterra, possuíam manufaturas. As manufaturas eram grandes oficinas onde diversos artesãos realizavam as tarefas manualmente, entretanto subordinados ao proprietário da manufatura.
    A Inglaterra foi precursora na Revolução Industrial devido a diversos fatores, entre eles: possuir uma rica burguesia, o fato do país possuir a mais importante zona de livre comércio da Europa, o êxodo rural e a localização privilegiada junto ao mar o que facilitava a exploração dos mercados ultramarinos.
    Como muitos empresários ambicionavam lucrar mais, o operário era explorado sendo forçado a trabalhar até 15 horas por dia em troca de um salário baixo. Além disso, mulheres e crianças também eram obrigadas a trabalhar para sustentarem suas famílias.

    ResponderExcluir
  13. CINTRA
    ALUNO: João Victor Costa Melo
    TURMA: 202
    TURNO: Matutino

    A independência dos Estados Unidos da América.

    As colônias inglesas da América do Norte tinham sido fundadas principalmente por imigrantes ingleses fugidos às perseguições religiosas e políticas. O território das 13 colônias inglesas, na costa atlântica, porém, organizou-se de maneira diferenciada. Na região centro e norte predominaram as pequenas e médias propriedades que usavam mão-de-obra livre, voltadas para a produção de itens iguais aos que se produziam na Europa, típicos das áreas temperadas, que não atraíam interesse explorador da Inglaterra (colônias de povoamento). Ao contrário, no sul, (colônias de exploração) desenvolveu-se a agricultura de produtos tropicais, realizada em latifúndios escravistas, voltada para o mercado externo.
    A luta pela independência das 13 colônias inglesas da América do Norte inseriu-se no quadro de crise do Antigo Regime. A Guerra dos Sete Anos, entre França e Inglaterra, veio a aumentar as tensões entre a metrópole e as colônias. Apesar de ter vencido o conflito, a Inglaterra tentou reequilibrar suas finanças adotando uma política tarifária sobre suas colônias do norte da América. Em 1764 o Parlamento inglês aprovou a Lei do Açúcar, que taxava pesadamente esse produto importado das Antilhas pelos colonos. Pouco depois, em 1765, a Inglaterra instituiu a Lei do Selo, segundo a qual todos os documentos, livros, jornais e até baralhos teriam que ter um selo comprado da metrópole. Mais tarde, em 1773, a Inglaterra lançou um imposto sobre o chá (Lei do Chá), produto importado e muito consumido pelos colonos.
    Representantes das colônias americanas, reagindo às determinações inglesas, reuniram-se no Congresso de Filadélfia (1774), exigindo o fim das Leis Intoleráveis, como foram chamadas as taxações e sanções determinadas pelo governo inglês. Pouco a pouco as relações americanas e inglesas ficavam cada vez mais difíceis. Como o governo inglês não cedeu às exigências das colônias, organizou-se o Segundo Congresso da Filadélfia, no qual se decidiu aprovar a Declaração de Independência das 13 colônias. George Washington foi nomeado comandante das tropas norte-americanas nas lutas que se seguiram.
    A luta pela libertação das colônias inglesas seguiu até 1783, quando, com ajuda francesa e espanhola, fez-se vitoriosa. Em 1783 a Inglaterra reconheceu a independência dos Estados Unidos da América. Após a independência foi elaborada a Constituição dos Estados Unidos (1787) que estabeleceu o regime republicano, combinando propostas presidencialistas e federalistas. A independência das colônias inglesas da América e a formação dos Estados Unidos serviram como estímulo à emancipação das colônias da América Lati

    ResponderExcluir
  14. Centro Integrado do Rio anil
    Aluno: Matheus Candeira Gonçalves
    Turma: 207 Turno: Vespertino
    Historia - Resenha Critica

    Independência dos Estados Unidos da américa: Os EUA eram formado por treze colônias controladas pela metrópole: a Inglaterra. A Inglaterra resolveu aumentar vários impostos e taxas, além de criar novas leis que tiravam a liberdade dos norte-americanos. Dentre estas leis podemos citar: Lei do Chá (deu o monopólio do comércio de chá para uma companhia comercial inglesa), Lei do Selo ( todo produto que circulava na colônia deveria ter um selo vendido pelos ingleses), Lei do Açúcar (os colonos só podiam comprar açúcar vindo das Antilhas Inglesas).Os colonos do norte resolveram promover, no ano de 1774, um congresso para tomarem medidas diante de tudo que estava acontecendo. Este congresso não tinha caráter separatista, pois pretendia apenas retomar a situação anterior. Queriam o fim das medidas restritivas impostas pela metrópole e maior participação na vida política da colônia.Em 1776, os colonos se reuniram no segundo congresso com o objetivo maior de conquistar a independência. Durante o congresso, Thomas Jefferson redigiu a Declaração de Independência dos Estados Unidos da América. Porém, a Inglaterra não aceitou a independência de suas colônias e declarou guerra. A Guerra de Independência, que ocorreu entre 1776 e 1783, foi vencida pelos Estados Unidos com o apoio da França e da Espanha.

    Revolução Francesa: A França no século XVIII era um país agrário. Com o início da industrialização, alguns produtos tiveram baixas nos preços estimulando seu consumo. A burguesia passou a ter voz ativa na política e discutiam os privilégios da nobreza. Os camponeses queriam se desprender de obrigações aos senhores. Já havia uma divisão de classes. A Revolução Francesa significou o fim do absolutismo e dos privilégios da nobreza. O povo ganhou direitos sociais e passaram a ser respeitados.

    Revolução Industrial: Caracteriza-se pela passagem da manufatura à indústria mecânica. A introdução de máquinas fabris multiplica o rendimento do trabalho e aumenta a produção global.A invenção de máquinas e mecanismos como a lançadeira móvel, a produção de ferro com carvão de coque, a máquina a vapor, a fiandeira mecânica e o tear mecânico causam uma revolução produtiva. Com a aplicação da força motriz às máquinas fabris, a mecanização se difunde na indústria têxtil e na mineração. As fábricas passam a produzir em série e surge a indústria pesada (aço e máquinas). A invenção dos navios e locomotivas a vapor acelera a circulação das mercadorias.

    ResponderExcluir
  15. Aluna: Rayssa Coimbra Segtowich Rocha
    Turma: 200; Turno: Mat

    - Independência dos Estados Unidos.
    O processo de independência dos Estados Unidos iniciou-se bem antes, durante a época da colonização do território, no século XVIII. A Inglaterra foi quem colonizou os Estados Unidos e os manteve formados por Treze Colônias, que foram divididas e colonizadas em duas formas: As colônias do Norte, que foram colonizadas por protestantes europeus que eram fugitivos de perseguições religiosas. Ficou conhecida como Nova Inglaterra e era uma colônia de povoamento; As colônias do Sul, que foram colonizadas apenas por ingleses e deveriam seguir o Pacto Colonial, eram colônias de exploração.
    Apesar das diferenças entre as colônias do norte e do sul, as 13 colônias tinham certa dose de autonomia, com governadores eleitos pela população local. A Guerra dos Sete anos ocorreu entre os anos de 1756 e 1763, onde a Inglaterra e França lutaram pela posse dos territórios da América do Norte e a Inglaterra saiu vencedora. A guerra resultou muitos gastos para a Inglaterra, e, assim os ingleses foram obrigados a cobrar alguns impostos, as chamadas Leis Intoleráveis.
    Representantes das colônias americanas, reagindo às determinações inglesas, reuniram-se no Congresso de Filadélfia, exigindo o fim das Leis Intoleráveis, como foram chamadas as taxações e sanções determinadas pelo governo Inglês.
    - Revolução Francesa
    Naquela época, a principal atividade econômica na Franca era a agricultura. Durante a metade do século XVIII, uma grande parte da população passava fome, por causa dos pesados impostos que empobreciam o povo. Uma das atividades econômica que passava por crise, era a atividade comercial. A indústria vinha sendo prejudicada pelas regulamentações mercantilistas impostas pelo governo, pela pobreza da população e pelo tratado que a França assinou com a Inglaterra.
    A sociedade francesa na época da revolução estava dividida em três partes, conhecida como Estados: Primeiro Estado - era o clero, que estava dividido entre alto e baixo; Segundo Estado - era a nobreza em geral; Terceiro Estado - era constituído de todos aqueles que não eram do Primeiro e do Segundo Estado.
    - Revolução Industrial
    A Revolução tornou os métodos de produção mais eficientes, os produtos passaram a ser produzido mais rapidamente, barateando o preço e estimulando o consumo. Por outro lado, aumentou também o número de desempregos. As máquinas foram substituindo, aos poucos, a mão-de-obra humana.
    A economia transformou-se, pois a atividade industrial passou a ocupar o centro da vida econômica; formaram-se grandes empresas industriais e o trabalho assalariado passou a predominar em toda a parte; em outras palavras impõe-se o capitalismo industrial.
    A sociedade foi profundamente afetada pelo êxodo rural e pelo crescimento da vida urbana; começaram a formar as cidades industriais; ocorreu também um aumento da população mundial; a burguesia industrial se fortaleceu e começou a ganhar cada vez mais destaque a classe operária.
    Na política, houve a queda do estado absolutista, disputa entre os países europeus pelo domínio das colônias na África e na Ásia com o objetivo de obter matérias-primas para a indústria e consumidores para os produtos manufaturados; começaram a aparecer ideias políticas, sociais e econômicas tentando explicar a nova situação e solucionar os novos problemas.
    Os empresários (capitalistas) são os proprietários dos capitais, prédios, máquinas, matérias-primas e bens produzidos pelo trabalho; Os operários, proletários ou trabalhadores assalariados, possuem apenas sua força de trabalho e a vendem aos empresários para produzir mercadorias em troca de salários.
    Houve consequências do processo de industrialização, as principais são a divisão de trabalho, a produção em série e urbanização. Enquanto na manufatura o trabalhador produzia uma unidade completa, e conhecia assim todo o processo, agora passa a fazer apenas parte dela, limitando seu domínio técnico sobre o próprio trabalho.

    ResponderExcluir
  16. Centro Integrado do Rio Anil – CINTRA
    Nome: Layssa Brito Tomaz
    Turma: 207 Turno : Vespertino
    São Luís – MA ,16 de dezembro 2013.


    Resenhas Críticas: Revolução Francesa, Revolução Indústrial, Independência dos Estados Unidos.
    Revolução Francesa: A França era um país absolutista, o rei governava com poderes absolutos, controlando a economia, a justiça, a política e até mesmo a religião dos súditos. Havia a falta de democracia, pois os trabalhadores não podiam votar, nem mesmo dar opiniões na forma de governo. Os oposicionistas eram presos na Bastilha. A sociedade francesa do século XVIII era estratificada e hierarquizada. No topo da pirâmide social, estava o clero que também tinha o privilégio de não pagar impostos. Abaixo do clero, estava a nobreza formada pelo rei, sua família, condes, duques, marqueses e outros nobres que viviam de banquetes e muito luxo na corte. A base da sociedade era formada pelo terceiro estado (trabalhadores, camponeses e burguesia) que sustentava toda a sociedade com seu trabalho e com o pagamento de altos impostos. Pior era a condição de vida dos desempregados que aumentavam em larga escala nas cidades francesas. A vida dos trabalhadores e camponeses era de extrema miséria, portanto, desejavam melhorias na qualidade de vida e de trabalho. A burguesia, mesmo tendo uma condição social melhor, desejava uma participação política maior e mais liberdade econômica em seu trabalho. A situação social era tão grave e o nível de insatisfação popular tão grande que o povo foi às ruas com o objetivo de tomar o poder e arrancar do governo a monarquia comandada pelo rei Luis XVI. O primeiro alvo dos revolucionários foi a Bastilha. A Queda da Bastilha marca o início do processo revolucionário, pois a prisão política era o símbolo da monarquia francesa. O lema dos revolucionários era "Liberdade, Igualdade e Fraternidade ", pois ele resumia muito bem os desejos do terceiro estado francês.
    Durante o processo revolucionário, grande parte da nobreza deixou a França, porém a família real foi capturada enquanto tentava fugir do país. Presos, os integrantes da monarquia, entre eles o rei Luis XVI e sua esposa Maria Antonieta foram guilhotinados em 1793. O clero também não saiu impune, pois os bens da Igreja foram confiscados durante a revolução.No mês de agosto de 1789, a Assembleia Constituinte cancelou todos os direitos feudais que existiam e promulgou a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Este importante documento trazia significativos avanços sociais, garantindo direitos iguais aos cidadãos, além de maior participação política para o povo.

    A Revolução Francesa foi um importante marco na História Moderna da nossa civilização. Significou o fim do sistema absolutista e dos privilégios da nobreza. O povo ganhou mais autonomia e seus direitos sociais passaram a ser respeitados. A vida dos trabalhadores urbanos e rurais melhorou significativamente. Por outro lado, a burguesia conduziu o processo de forma a garantir seu domínio social. As bases de uma sociedade burguesa e capitalista foram estabelecidas durante a revolução. Os ideais políticos (principalmente iluministas) presentes na França antes da Revolução Francesa também influenciaram a independência de alguns países da América Espanhola e o movimento de Inconfidência Mineira no Brasil.

    ResponderExcluir
  17. Centro Integrado do Rio Anil – CINTRA
    Nome: Layssa Brito Tomaz
    Turma: 207 Turno : Vespertino

    Revolução industrial: Foi um conjunto de mudanças que aconteceram na Europa nos séculos XVIII e XIX. A principal particularidade dessa revolução foi a substituição do trabalho artesanal pelo assalariado e com o uso das máquinas.
    Até o final do século XVIII a maioria da população européia vivia no campo e produzia o que consumia. De maneira artesanal o produtor dominava todo o processo produtivo.
    Apesar de a produção ser predominantemente artesanal, países como a França e a Inglaterra, possuíam manufaturas. As manufaturas eram grandes oficinas onde diversos artesãos realizavam as tarefas manualmente, entretanto subordinados ao proprietário da manufatura.
    A Inglaterra foi precursora na Revolução Industrial devido a diversos fatores, entre eles: possuir uma rica burguesia, o fato do país possuir a mais importante zona de livre comércio da Europa, o êxodo rural e a localização privilegiada junto ao mar o que facilitava a exploração dos mercados ultramarinos.
    Como muitos empresários ambicionavam lucrar mais, o operário era explorado sendo forçado a trabalhar até 15 horas por dia em troca de um salário baixo. Além disso, mulheres e crianças também eram obrigadas a trabalhar para sustentarem suas famílias.
    Diante disso, alguns trabalhadores se revoltaram com as péssimas condições de trabalho oferecidas, e começaram a sabotar as máquinas, ficando conhecidos como quebradores de máquinas.
    A Revolução tornou os métodos de produção mais eficientes. Os produtos passaram a ser produzidos mais rapidamente, barateando o preço e estimulando o consumo. Por outro lado, aumentou também o número de desempregados. As máquinas foram substituindo, aos poucos, a mão-de-obra humana. A poluição ambiental, o aumento da poluição sonora, o êxodo rural e o crescimento desordenado das cidades também foram conseqüências nocivas para a sociedade. Até os dias de hoje, o desemprego é um dos grandes problemas nos países em desenvolvimento. Gerar empregos tem se tornado um dos maiores desafios de governos no mundo todo. Os empregos repetitivos e pouco qualificados foram substituídos por máquinas e robôs. As empresas procuram profissionais bem qualificados para ocuparem empregos que exigem cada vez mais criatividade e múltiplas capacidades. Mesmo nos países desenvolvidos tem faltado empregos para a população.

    ResponderExcluir
  18. Nome: Layssa Brito Tomaz
    Turma: 207 Turno : Vespertino

    Independência dos Estados Unidos: O processo de independência dos EUA começa bem antes, durante a época da colonização daquele território, no século XVII. A Inglaterra foi a responsável pela colonização e manteve os EUA formados por treze colônias, que foram divididas e colonizadas de duas formas:Colônias do Norte: (mão-de-obra livre, economia baseada no comércio, pequenas propriedades e produção para o mercado interno).
    Colônias do Sul: (latifúndio, mão-de-obra escrava, produção para exportação e monocultura).
    Entre os anos de 1756 e 1763 ocorreu a chamada Guerra dos 7 Anos, onde a Inglaterra e a França lutaram pela posse dos territórios da América do Norte e a Inglaterra venceu. Mas as consequências do território devastado pelas batalhas caíram sobre os colonos que o habitavam, principalmente os que moravam no norte: os colonos que ajudaram na guerra, reivindicaram algo em troca por terem arriscado suas vidas e as de suas famílias, contudo, a Inglaterra não só os ignorou como aumentou os impostos para se recuperarem mais rápido da guerra, já que o território havia sido afetado. E também criou novas leis que tiravam a liberdade dos norte-americanos, cheias de restrições que desagradaram os colonos. Em 1774, os colonos fizeram um congresso Na Filadélfia em resposta ao que os ingleses estavam fazendo, queriam o fim das leis e medidas restritivas. Mas o rei inglês George III não só recusou as propostas do congresso, como adotou ainda mais medidas controladoras.
    Já o Segundo Congresso da Filadélfia, que ocorreu em 1776, tinha como objetivo maior a independência dos EUA, que já não aguentava a repressão da Inglaterra. Foi durante este congresso que o famoso Thomas Jefferson escreveu a Declaração de Independência dos EUA. Mais uma vez, a Inglaterra não aceitou aquilo, só que os colonos continuaram com seus objetivos e declararam independência (no famoso 4 de julho), o que resultou na chamada Guerra da Independência das Treze Colônias. Os EUA, apoiados pela França e Espanha, venceram essa guerra, que ocorreu entre 1776 e 1783. Depois da Independência :
    Os EUA e sua independência tiveram um grande significado político, pois conseguiram dar origem à primeira nação livre daquele continente,em 1783, os EUA tiveram sua independência reconhecida pela Inglaterra.Eles adotaram um sistema político republicano e federalista.A Constituição dos EUA ficou pronta em 1787. Ela possuía fortes características do Iluminismo. Nela, garantia-se a propriedade privada (para o interesse da burguesia), estava mantida a escravidão e defendia-se os direitos e garantias individuais do cidadão estadunidense.
    Com a Guerra dos Sete Anos resultaram muitos gastos para a Inglaterra, assim, os ingleses foram obrigados a cobrar alguns impostos, as chamadas Leis Intoleráveis: Lei do Açúcar era, Lei do Selo jornais. Imposto sobre o chá , com esses excessos os colonos se uniram aos inimigos da Inglaterra, Espanha e França, e partiram em busca da independência. Em 04 de julho de 1776: o grupo de George Washington, após muita luta, declarou a independência das 13 Colônias da América do Norte, os EUA. A Inglaterra não queria admitir a independência, mas em 1783, depois de pressão da França, foi assinado o Tratado de Versalhes, assim garantindo a independência dos EUA. A colônia tornava-se independente dos países por meio de um ato revolucionário. E fazia-o não só proclamando ao mundo, no documento histórico aprovado no dia 4 de Julho, o direito à independência e à livre escolha de cada povo e de cada pessoa ,e ainda construindo uma federação de estados dotados de uma grande autonomia e aprovando a primeira constituição política da história mundial onde se consignavam os direitos individuais dos cidadãos, se definiam os limites dos poderes dos diversos estados e do governo federal, e se estabelecia um sistema de equilíbrio entre os poderes de modo a impedir a supremacia de qualquer deles, além de outras disposições inovadoras.

    ResponderExcluir
  19. Josielle Silva Turma 207 vespertino
    Resenha crítica;Independência dos Estados Unidos da América.Revolução francesa e Revolução Industrial
    Os estados unidos era constituído por trezes colônias,que por sua vez era dividida em colônia do sul.O desenvolvimento da colônia não era impedido com as leis inglesa ,pois tais leis não eram aplicadas.
    porém quando o comercio colonial começou a concorrer com o comércio metropolitano,consequentemente surgiram certos atritos que resiltaram com a emancipação das treze colônias.Após a Guerra dos Sete Anos,entre a França e a Inglaterra, a Inglaterra vitoriosa da guerra se apossou de grande parte do império Colonial Francês, em especial as terras a oeste das treze colônias americanas.A independência dos Estados Unidos é considerada a primeira revolução americana (A segunda foi a guerra de secessão ,também nos Estados unidos )Ela foi um marco na crise do Antigo Regime porque rompeu do sistema colonial.
    Revolução Francesa:Foi um período de intensa agitação política e social na França,que teve um impacto duradouro na história do país e,mais amplamente, em todo continente europeu.A monarquia absolutista que tinha governadoa nação durante séculos entrou em colapso em apenas três anos. A sociedade francesa passou por uma transformação épica quando privilégiados feudais ,aristocráticos e religiosos evaporaram-se sob um ataque sustentado de grupos políticos radicais de esquerda das nassas nas ruas e de camponesesna região rural dno país.
    A primeira república francesa foi proclamada em 1792 e o rei Luís XVI foi executado no ano seguinte as guerras revolucionárias francesas começaram em 1792,e finalmente ,apresentaram espetaculares vitórias que facilitam a conquista da península itálica,dos países baixos e da maioria dos territórios a oste do reino pela França.
    Revolução industrial:Foi a transição para novos processos de manufatura no período entre 1760 a algum momento entre 1820a 1840 esta transformação incluiu a transição de métodos de produção por máquinas ,a fabricação de novos produtos químicos,novos sucessos de produçãode ferro. a maior eficiência da energia da água ,o uso crescente da energia a vapor e os desenvolvimentos da máquinas ferramentas,além da substituição da madeira e de outros biocombustíveis pelo carvão .a revolução teve início no reinom unido e em poucas décadas se espalhou para a Europa Ocidental e os Estados Unidos.
    A revolução industrial é um divisor de águas na história e quase todos os aspectos da vida cotidiana da época foram influenciados de alguma forma por esse processo .Em particular, a renda média e a população começaram a experimentar um crescimento sustentado sem precendentes históricos,antes da Revolução Industrial,a atividade produtiva era artesanal e manual, no máximo com o emprego de algumas máquinas simples.
    A primeira etapa da revolução industrial em 1760 a 1860,ficou limitada primeiramente, à Inglaterra ,houve o aparecimento de indústrias de tecidos de algodão,com o uso do tear mecânico,nessa época o aprimoramento das máquinas a vapor contribuiu para a continuação da Revolução.A segunda etapa da revolução industrial ocorreu no período de 1860 a 1900,ao contrário , da primeira fase ,países como a Alemanha,França,Rússia ,também se industrializaram o emprego do aço,a utilização da energia elétrica e dos combustíveis derivados do petróleo, a invenção do motor a explosão ,da locomotiva ,a vapor e o desenvolvimento de produtos químicos foram as príncipais inovações desse período.
    A terceira alguns historiadoes têm considerado os avanços tecnológicos de século XX e XXI ,como computador,o fax o celular seriam algumas inovações dessa época.

    ResponderExcluir
  20. Aluna: Caroline Rodrigues de Carvalho.
    Sala: 201 Turno: Matutino
    Endereço: carolrodrigues.96@gmail.com

    Assunto da Síntese: A independência da America, Revolução Francesa e Revolução Industrial.

    O primeiro país americano a se tornar-se independente foi os Estados Unidos. Um grande golpe contra o Antigo Regime que foi a vitória sobre a Inglaterra, pois significou o rompimento com a dominação político e econômico do sistema colonial da época. No entanto, surgiu uma nova organização política, baseada nos princípios liberais e iluminista a nova república moderna com seus governantes eleitos pelo povo submetidos a uma constituição. Com a conquista da independência, segundo passo foi à organização interna do novo país. Mas entre os projetos em confronto, prevaleceu o feudalismo.
    A Revolução Francesa destruiu a antiga organização social feudal que mantinha os privilégios aristocráticos e limitava a iniciativa individual burguesa, com relações cortadas com antigo regime, a Revolução Francesa declarou a liberdade de empreendimento e de lucro valores defendida pela burguesia. As conquistas democráticas desenvolvidas durante a Revolução Francesa tornaram-se universais. Com o grande progresso político conquistados pelos cidadãos franceses em sua caminhada revolucionária influenciaram pela luta por direitos democráticos em todo mundo. A revolução impulsionou os movimentos da independência na América, que derrubou o sistema colonial colocados pelas metrópoles européias.
    Já a revolução Industrial foi uma nova era que se caracterizou pela produção em massa e pelo crescimento da vida urbana, que foi marcado para todos os trabalhadores da época, até os dias de hoje, pois a partir desse período, que os homens não faziam mais trabalho manual e sim industrial com auxílio das máquinas. E houve três fatores essenciais ao aparecimento da Revolução Industrial como existência de mão-de-obra disponível, a cumulação de meios financeiros que pudessem ser investidos na industrial e a facilidade de acesso de produtos naturais. Quase nada mudou hoje em dia, desde que houve essas conquistas, o trabalho manual ainda é pesado, o salário baixo e há um horário estabelecido. As máquinas são fundamentais para a produção, atualmente, mas também há um problema, pois ao mesmo tempo em que produzem muito mais , alienam o produtor.

    ResponderExcluir
  21. Cintra
    Swênia Cristina Pinheiro Soares vesp:206
    * Independência dos Estados Unidos
    Antes do Estados Unidos ser um país independente ele era formado por treze colônias controladas pela metrópole: a Inglaterra. Dentro do contexto histórico do século XVIII, os ingleses usavam estas colônias para obter lucros e recursos minerais e vegetais não disponíveis na Europa. Era também muito grande a exploração metropolitana, com relação aos impostos e taxas cobrados dos colonos norte-americanos.Em 1787, ficou pronta a Constituição dos Estados Unidos com fortes características iluministas. Garantia a propriedade privada (interesse da burguesia), manteve a escravidão, optou pelo sistema de república federativa e defendia os direitos e garantias individuais do cidadão.
    *Revolução Francesa
    Na França, em 1789, os camponeses ainda eram a maioria da população e , para eles , a história parecia não mudar. Permaneciam curvados sobre o solo sem qualquer oportunidade de sair dessa situação.Apesar de a servidão ter sido abolida na maior parte da França, os senhores continuavam a impor-lhes obrigações, como durante a idade média.A França era um país absolutista nesta época. O rei governava com poderes absolutos, controlando a economia, a justiça, a política e até mesmo a religião dos súditos. Havia a falta de democracia, pois os trabalhadores não podiam votar, nem mesmo dar opiniões na forma de governo. Os oposicionistas eram presos na Bastilha (prisão política da monarquia) ou condenados à morte.A situação social era tão grave e o nível de insatisfação popular tão grande que o povo foi às ruas com o objetivo de tomar o poder e arrancar do governo a monarquia comandada pelo rei Luis XVI. O primeiro alvo dos revolucionários foi a Bastilha. A Queda da Bastilha em 14/07/1789 marca o início do processo revolucionário, pois a prisão política era o símbolo da monarquia francesa.
    *Revolução Industrial
    Após séculos de predomínio do espaço rural e agrícola sobre as cidades e as atividades artesanais, o Ocidente presenciou o surgimento da indústria moderna.A busca de novas tecnologias,o desenvolvimento de novas formas de organização do trabalho, a intensa utilização do trabalhador assalariado e o controle do capital sobre a produção concretizaram a máxima"tempo e dinheiro", acelerando o ritmo de vida das sociedades europeias e , posteriormente, de todo o mundo.Iniciada na Inglaterra, na segunda metade do século XVIII, a Revolução Industrial foi caracterizada pela constituição do sistema fabril mecanizado, isto é, pelo aparecimento de fábricas que utilizavam máquinas no lugar de ferramentas e substituíam gradativamente a força motriz humana por outras (vapor,carvão e ,posteriormente,eletricidade e motores e combustão interna).

    ResponderExcluir
  22. Centro Integrado do Rio Anil - Cintra
    Dayse Mírian Batista Frazao turma 201 matutino

    A Independência dos Estados Unidos
    O processo de independência dos Estados Unidos significou, para muitos historiadores, a primeira manifestação politica alicerçada nos ideais iluministas. Além de representar a primeira tentativa bem-sucedida de rompimento com o sistema colonial.As origens desse processo podem ser encontradas na forma como a Inglaterra se comportou ao final da Guerra dos Sete Anos (1756-1763), travada com a França e motivada pelas disputas na América do Norte. Acreditando que a vitória beneficiou os colonos americanos, a Inglaterra decidiu apertar os laços colônias, aumentando os impostos, Isso desagradou à elite colonial, acostumada com a relativa liberdade em relação à metrópole. Interessada em aumentar a carga tributaria sobre os colonos, A Inglaterra criou os seguintes impostos: Lei do açúcar (1764), Lei do selo (1765) e Lei do Chá (1773). A burguesia colonial ficou profundamente descontente, o que aumentou os anseios por liberdade.
    Os colonos iniciaram um movimento de emancipação da Inglaterra. Para dar legitimidade ás suas ações militares, foi assinada a Declaração de Independência na qual ficou evidente a intenção de rompimento definitivo dos laços coloniais e a formação de uma nova nação.
    Os Ingleses não aceitaram passivamente a Declaração de Independência dos colonos americanos e partiram para a guerra. No inicio do conflito, os colonos lutaram sozinhos contra os ingleses. Nos últimos cinco anos receberam importante ajuda financeira da França. No total, a guerra arrastou-se por sete anos (1775-1781). A vitória dos colonos forçou a Inglaterra a reconhecer a independência dos Estados Unidos, em 1783. Acabada a guerra pela independência, foi necessário instituir uma Constituição, cujos pontos fundamentais foram: republicanismo, separação dos poderes do estado (executivo legislativo e judiciário)
    Revolução Francesa : Movimento ocorrido no ano de 1789, considerado a mais importante de todas as revoluções burguesas da história, decorrente da queda da Bastilha.
    A Revolução Francesa sofreu influência da Guerra de Independia dos Estados Unidos em 1775, pois esta foi responsável pelo agravamento da crise financeira da França, em que o comercio viu-se em dificuldades e os trabalhadores desempregados começaram a organizar motins em consequência da fome. A condição politica da França era o absolutismo, sistema que delegava poderes absolutos ao rei. Esse tipo de monarquia empobreceu o país, com despesas de guerras e o luxo da suntuosa corte dos reis Luís XIV, Luís XV e Luís XVI.
    Certos filósofos da época da revolução, como Hobbes Voltaire, Descartes, Montesquieu e Rousseau, criaram um movimento de ideias que tencionava mudar o pensamento político da época. (A aristocracia o clero e os nobres) participava ativamente dos negócios públicos e gozava de muitos privilégios. O povo francês já não suportava tantos abusos: os camponeses, além de impostos reais, pagavam dizimo para o clero e ainda eram pressionados pelo sistema feudal. Luís XVI, a mando da rainha, convocou uma sessão real, na qual seriam discutidas as questões mais importantes, entre elas a abolição dos privilégios feudais.
    No dia 14 de julho iniciou-se a revolução, com o povo revoltado cercando a fortaleza da Bastilha e massacrando seus defensores. Revolução Industrial : Ao conjunto de transformações técnicas e econômicas, que colaboraram na consolidação do capitalismo como modo de produção, observadas a partir da segunda metade do século XVIII na Inglaterra, chamou-se Revolução Industrial. Ao longo do século XIX, esse efeito expande-se para os demais países europeus, para os Estados Unidos e para o Japão.

    ResponderExcluir
  23. .
    Cintra
    Aluna: Luana Noelly
    Turma: 207 Vespertino

    • Independência dos Estados Unidos da América
    Antes da Independência, o EUA era formado por treze colônias controladas pela metrópole: a Inglaterra. Dentro do contexto histórico do século XVIII, os ingleses usavam estas colônias para obter lucros e recursos minerais e vegetais não disponíveis na Europa. Era também muito grande a exploração metropolitana, com relação aos impostos e taxas cobrados dos colonos norte-americanos.
    Em 1776, os colonos se reuniram no segundo congresso com o objetivo maior de conquistar a independência. Durante o congresso, Thomas Jefferson redigiu a Declaração de Independência dos Estados Unidos da América. Porém, a Inglaterra não aceitou a independência de suas colônias e declarou guerra. A Guerra de Independência, que ocorreu entre 1776 e 1783, foi vencida pelos Estados Unidos com o apoio da França e da Espanha.
    O Dia da Independência dos Estados Unidos é um feriado nacional que celebra o dia 4 de julho nos Estados Unidos. Esse dia marca a Declaração de Independência de 1776, ano em que as Treze Colônias declaram a separação formal do Império Britânico.
    • Revolução Francesa
    Em 1789 A França era dividida em três estados: clero, nobreza e servos. Todas as dispersas do clero e da nobreza eram pagas pelo trabalho dos servos, que por sua vez, não tinham nenhum tipo privilégios como o clero e a nobreza. Nessa época, a França passava por uma grande crise econômica o que fez com que o rei aumentasse os impostos pagos pelos servos. A favor do rei, o clero e a nobreza convocaram uma assembléia, a fim de pressionar ainda mais o povo a pagar os impostos. Após a assembléia o clero e a nobreza percebem suas desvantagens à grande porcentagem de servos em relação a de privilegiados, então o clero e a nobreza exigem uma reforma constitucional. Diante desse quadro, o povo não aceita e invade a Bastilha, vai as ruas e se apropria dos bens da nobreza com o discurso de liberdade, igualdade e fraternidade. Alguns franceses fugiram, porém, outros permaneceram e deram origem a forças políticas, sendo elas: Girondinos, Jacobinos e Grupo da Planície. Estas três forças políticas entraram em conflitos,o que resultou na morte do rei e milhares de pessoas guilhotinadas, entretanto, foi o militar Napoleão Bonaparte que junto da burguesia e do exército realizaram um golpe, e assim, estabeleceu um novo governo, o Consulado, dando fim à revolução Francesa.
    • Revolução Industrial
    A Revolução industrial foi um conjunto de mudanças que aconteceram na Europa nos séculos XVIII e XIX. A principal particularidade dessa revolução foi a substituição do trabalho artesanal pelo assalariado e com o uso das máquinas.

    Até o final do século XVIII a maioria da população européia vivia no campo e produzia o que consumia. De maneira artesanal o produtor dominava todo o processo produtivo.

    Apesar de a produção ser predominantemente artesanal, países como a França e a Inglaterra, possuíam manufaturas. As manufaturas eram grandes oficinas onde diversos artesãos realizavam as tarefas manualmente, entretanto subordinados ao proprietário da manufatura.

    A Inglaterra foi precursora na Revolução Industrial devido a diversos fatores, entre eles: possuir uma rica burguesia, o fato do país possuir a mais importante zona de livre comércio da Europa, o êxodo rural e a localização privilegiada junto ao mar o que facilitava a exploração dos mercados ultramarinos.

    Como muitos empresários ambicionavam lucrar mais, o operário era explorado sendo forçado a trabalhar até 15 horas por dia em troca de um salário baixo. Além disso, mulheres e crianças também eram obrigadas a trabalhar para sustentarem suas famílias.

    ResponderExcluir
  24. Aluno:Claudio Junior T:207 Turno:Vesp
    Independência dos estados unidos
    A guerra foi uma consequência da Revolução Americana. O Parlamento Britânico insistia em que tinha o direito de taxar os colonos para financiar a defesa militar das colónias, a qual se tinha tornado cada vez mais dispendiosa devido às guerras entre os franceses e os índios. As colónias opunham-se àquela taxação argumentando que já gastavam o suficiente na governação local para manter a sua posição no Império Britânico, com Benjamin Franklin a marcar presença no Parlamento Britânico defendo que "As colónias já tinham junto, vestido e pago, durante o último ano, perto de 25 000 homens, e gasto muitos milhões."2 Os colonos alegavam que, como eles eram cidadãos britânicos, impor leis no Parlamento aos colonos e, em particular, taxação sem representação, era ilegal. Os colonos americanos formaram um Congresso Continental unificado e um governo-sombra em cada colónia, embora, de início, com o desejo de permanecer no Império e leais à Coroa.
    Revolução francesa
    foi um período de intensa agitação política e social na França, que teve um impacto duradouro na história do país e, mais amplamente, em todo o continente europeu. A monarquia absolutista que tinha governado a nação durante séculos entrou em colapso em apenas três anos. A sociedade francesa passou por uma transformação épica, quando privilégios feudais, aristocráticos e religiosos evaporaram-se sob um ataque sustentado de grupos políticos radicais de esquerda, das massas nas ruas e de camponeses na região rural do paísEm meio a uma crise fiscal, o povo francês estava cada vez mais irritado com a incompetência do rei Luís XVI e com a indiferença contínua e a decadência da aristocracia do país. Esse ressentimento, aliado aos cada vez mais populares ideais iluministas, alimentaram sentimentos radicais e a revolução começou em 1789, com a convocação dos Estados Gerais em maio. O primeiro ano da revolução foi marcado pela proclamação, por membros do Terceiro Estado, do Juramento do Jogo da Péla em junho, pela Tomada da Bastilha em julho, pela aprovação da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão em agosto e por uma épica marcha sobre Versalhes, que obrigou a corte real a voltar para Paris em outubro. Os anos seguintes foram dominados por lutas entre várias assembleias liberais e de direita feitas por apoiantes da monarquia no sentido de travar grandes reformas no país.
    Revolução Industrial
    foi a transição para novos processos de manufatura no período entre 1760 a algum momento entre 1820 e 1840. Esta transformação incluiu a transição de métodos de produção artesanais para a produção por máquinas, a fabricação de novos produtos químicos, novos processos de produção de ferro, maior eficiência da energia da água, o uso crescente da energia a vapor e o desenvolvimento das máquinas-ferramentas, além da substituição da madeira e de outros biocombustíveis pelo carvão. A revolução teve início no Reino Unido e em poucas décadas se espalhou para a Europa Ocidental e os Estados Unidos.A Revolução Industrial é um divisor de águas na história e quase todos os aspectos da vida cotidiana da época foram influenciados de alguma forma por esse processo.

    ResponderExcluir
  25. Aluna: Walderlayne de Jesus Lima Candeira
    Instituição: CINTRA Turma: 203 Turno: Matutino Nº38

    REVOLUÇÃO FRANCESA
    A Revolução Francesa é considerada o mais importante acontecimento da história contemporânea. Inspirada pelas ideias iluministas. Foi um período de intensa agitação política e social na França, que teve um impacto duradouro na história do país e, mais amplamente, em todo o continente europeu. A monarquia absolutista que tinha governado a nação durante séculos entrou em colapso em apenas três anos. A sociedade francesa passou por uma transformação épica, quando privilégios feudais, aristocráticos e religiosos evaporaram-se sob um ataque sustentado de grupos políticos radicais de esquerda, das massas nas ruas e de camponeses na região rural do país. As casas reais da Europa ficaram aterrorizadas com a revolução e iniciaram um movimento contrário que até 1814 tinha restaurado a antiga monarquia, mas muitas reformas importantes tornaram-se permanentes.
    Em meio a uma crise fiscal, o povo francês estava cada vez mais irritado com a incompetência do rei Luís XVI e com a indiferença contínua e a decadência da aristocracia do país. Esse ressentimento, aliado aos cada vez mais populares ideais iluministas, alimentaram sentimentos radicais e a revolução começou em 1789, com a convocação dos Estados Gerais em maio. O primeiro ano da revolução foi marcado pela proclamação, por membros do Terceiro Estado, do Juramento do Jogo da Péla em junho.
    REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
    A Revolução industrial foi um conjunto de mudanças que aconteceram na Europa nos séculos XVIII e XIX, podendo ser dividida em três períodos. A principal particularidade dessa revolução foi a substituição do trabalho artesanal pelo assalariado e com o uso das máquinas.
    Apesar de a produção ser predominantemente artesanal, países como a França e a Inglaterra, possuíam manufaturas. As manufaturas eram grandes oficinas onde diversos artesãos realizavam as tarefas manualmente, entretanto subordinados ao proprietário da manufatura.

    A Inglaterra foi precursora na Revolução Industrial devido a diversos fatores.Como muitos empresários ambicionavam lucrar mais, o operário era explorado sendo forçado a trabalhar até 15 horas por dia em troca de um salário baixo. Além disso, mulheres e crianças também eram obrigadas a trabalhar para sustentarem suas famílias.

    Diante disso, alguns trabalhadores se revoltaram com as péssimas condições de trabalho oferecidas, e começaram a sabotar as máquinas, ficando conhecidos como “os quebradores de máquinas”. O trabalhador em razão deste processo perdeu o conhecimento de todo a técnica de fabricação passando a executar apenas uma etapa.

    INDEPENDENCIA DOS E.U.A
    Antes da Independência, os EUA eram formados por treze colônias controladas pela metrópole: a Inglaterra. Dentro do contexto histórico do século XVIII, os ingleses usavam estas colônias para obter lucros e recursos minerais e vegetais não disponíveis na Europa. Era também muito grande a exploração metropolitana, com relação aos impostos e taxas cobrados dos colonos norte-americanos.
    Guerra dos Sete Anos
    Esta guerra ocorreu entre a Inglaterra e a França entre os anos de 1756 e 1763. Foi uma guerra pela posse de territórios na América do Norte e a Inglaterra saiu vencedora. Mesmo assim, a metrópole resolveu cobrar os prejuízos das batalhas dos colonos que habitavam, principalmente, as colônias do norte. Com o aumento das taxas e impostos metropolitanos, os colonos fizeram protestos e manifestações contra a Inglaterra.
    Metrópole aumenta taxas e impostos
    A Inglaterra resolveu aumentar vários impostos e taxas, além de criar novas leis que tiravam a liberdade dos norte-americanos. Dentre estas leis podemos citar: Lei do Chá, Lei do Selo, Lei do Açúcar .
    Constituição dos Estados Unidos
    Em 1787, ficou pronta a Constituição dos Estados Unidos com fortes características iluministas. Garantia a propriedade privada (interesse da burguesia), manteve a escravidão, optou pelo sistema de república federativa e defendia os direitos e garantias individuais do cidadão.

    ResponderExcluir
  26. Aluno:Diorgenes Kaiana T:207 Turno:Vesp
    Independência dos Estados Unidos
    Em 1754, no Congresso de Albany, Benjamin Franklin sugeriu que as treze colônias fossem unificadas, mas sua proposta foi rejeitada tanto pelas colônias quanto pelo Rei Jorge II da Inglaterra.
    Houve, porém, um movimento protestante chamado “O Grande Despertar”, nas décadas de 1730 a 1740, o qual unificou as forças religiosas nas colônias, fato este que foi o primeiro passo para a definitiva unificação das mesmas. O movimento consistia em pregar valores do protestantismo, aparentemente esquecidos pelos habitantes das colônias. Alguns pregadores viajavam pelas colônias em busca de concretizar o movimento. As pessoas que aderiam a estes ideais eram chamadas de “Novas Luzes” e as pessoas que não aderiam aos mesmos eram chamadas de “Velhas Luzes”. Após esse evento, a religiosidade dos Estados Unidos iria decair por pelo menos 80 anos. Mas se este movimento não conseguiu unificar religiosamente o país, pelo menos foi um primeiro passo para a unificação política que iria culminar na Independência do País como veremos adiante.
    Revolução Francesa
    A situação da França no século XVIII era de extrema injustiça social na época do Antigo Regime. O Terceiro Estado era formado pelos trabalhadores urbanos, camponeses e a pequena burguesia comercial. Os impostos eram pagos somente por este segmento social com o objetivo de manter os luxos da nobreza.
    A França era um país absolutista nesta época. O rei governava com poderes absolutos, controlando a economia, a justiça, a política e até mesmo a religião dos súditos. Havia a falta de democracia, pois os trabalhadores não podiam votar, nem mesmo dar opiniões na forma de governo. Os oposicionistas eram presos na Bastilha (prisão política da monarquia) ou condenados à morte.
    A sociedade francesa do século XVIII era estratificada e hierarquizada. No topo da pirâmide social, estava o clero que também tinha o privilégio de não pagar impostos. Abaixo do clero, estava a nobreza formada pelo rei, sua família, condes, duques, marqueses e outros nobres que viviam de banquetes e muito luxo na corte. A base da sociedade era formada pelo terceiro estado (trabalhadores, camponeses e burguesia) que, como já dissemos, sustentava toda a sociedade com seu trabalho e com o pagamento de altos impostos. Pior era a condição de vida dos desempregados que aumentavam em larga escala nas cidades francesas.
    As máquinas foram inventadas, com o propósito de poupar o tempo do trabalho humano. Uma delas era a máquina a vapor que foi construída na Inglaterra durante o século XVIII. Graças a essas máquinas, a produção de mercadorias ficou maior e os lucros também cresceram. Vários empresários; então, começaram a investir nas indústrias.
    Ilustração da paisagem inglesa durante a Revolução Industrial. As grandes chaminés expelindo fumaça representava desenvolvimento.
    Ilustração da paisagem inglesa durante a Revolução Industrial. As grandes chaminés expelindo fumaça representava desenvolvimento.
    Com tanto avanço, as fábricas começaram a se espalhar pela Inglaterra trazendo várias mudanças. Esse período é chamado pelos historiadores de Revolução Industrial e ela começou na Inglaterra.O desenvolvimento industrial arruinou os artesãos, pois os produtos eram confeccionados com mais rapidez nas fábricas. A valorização da ciência, a liberdade individual e a crença no progresso incentivaram o homem a inventar máquinas.
    O governo inglês dava muita importância à educação e aos estudos científicos e isso também favoreceu as descobertas tecnológicas.
    Em 1850, chegou até a Alemanha e só no final do século XIX; na Itália e na Rússia, já nos EUA, o desenvolvimento industrial só se deu na segunda metade do século XIX.
    No Japão, só nas últimas décadas do século XIX, quando o Estado se ligou à burguesia (o governo emprestava dinheiro para os empresários que quisessem ampliar seus negócios, além de montar e vender indústrias para as famílias ricas), é que a industrialização começou a crescer.

    ResponderExcluir
  27. Mikaelly Bastos Tur:207 Tur:Vesp
    Antes da Independência, os EUA eram formados por treze colônias controladas pela metrópole: a Inglaterra.Era também muito grande a exploração metropolitana, com relação aos impostos e taxas cobrados dos colonos norte-americanos.Esta guerra ocorreu entre a Inglaterra e a França entre os anos de 1756 e 1763. Foi uma guerra pela posse de territórios na América do Norte e a Inglaterra saiu vencedora.Com o aumento das taxas e impostos metropolitanos, os colonos fizeram protestos e manifestações contra a Inglaterra.Porém, o rei inglês George III não aceitou as propostas do congresso, muito pelo contrário, adotou mais medidas controladoras e restritivas como, por exemplo, as Leis Intoleráveis. Uma destas leis, conhecida como Lei do Aquartelamento, dizia que todo colono norte-americano era obrigado a fornecer moradia, alimento e transporte para os soldados ingleses. As Leis Intoleráveis geraram muita revolta na colônia, influenciando diretamente no processo de independência.Em 1787, ficou pronta a Constituição dos Estados Unidos com fortes características iluministas.
    A Revolução Francesa foi a revolução do seu tempo. É preciso entender suas origens e as condições para que ela eclodisse na França. A primeira coisa a ser feita é procurar suas condições gerais na situação específica da França e não na Europa em geral. Rival econômica da Grã-Bretanha, a França, viu o crescimento da influência política e o avanço econômico alcançado pelos ingleses. Os nobres franceses gozavam de privilégios como a isenção de vários impostos e o direito de receber tributos feudais, porém a monarquia absoluta havia destituído os nobres de sua independência e responsabilidades políticas delegando à classe média ascendente as funções administrativas. O problema que a classe média francesa enfrentava no Período revolucionário era como e de que forma alcançar a estabilidade política e o avanço econômico nas bases do programa liberal de 1781. As rápidas alternâncias de regime foram tentativas para se manter a sociedade burguesa, evitando, ao mesmo tempo, o duplo perigo da República Democrática Jacobina e do Antigo Regime. Ele conquistou; pagou-se a si mesmo e, mais do que isto, suas pilhagens e conquistas resgataram o governo. Sem grandes recursos o exército francês adotou a tática de guerras curtas e vigorosas, pois era o único modo viável de se fazer a guerra. Outro fator importante do exército era proporcionar uma carreira aberta pelo talento das revoluções burguesas.
    A Revolução Industrial teve início no século XVIII, na Inglaterra, com a mecanização dos sistemas de produção. Enquanto na Idade Média o artesanato era a forma de produzir mais utilizada, na Idade Moderna tudo mudou. A burguesia industrial, ávida por maiores lucros, menores custos e produção acelerada, buscou alternativas para melhorar a produção de mercadorias. Também podemos apontar o crescimento populacional, que trouxe maior demanda de produtos e mercadorias.As condições das fábricas eram precárias. Eram ambientes com péssima iluminação, abafados e sujos. Os salários recebidos pelos trabalhadores eram muito baixos e chegava-se a empregar o trabalho infantil e feminino. Os empregados chegavam a trabalhar até 18 horas por dia e estavam sujeitos a castigos físicos dos patrões. Não havia direitos trabalhistas como, por exemplo, férias, décimo terceiro salário, auxílio doença, descanso semanal remunerado ou qualquer outro benefício. Quando desempregados, ficavam sem nenhum tipo de auxílio e passavam por situações de precariedade.Até os dias de hoje, o desemprego é um dos grandes problemas nos países em desenvolvimento. Gerar empregos tem se tornado um dos maiores desafios de governos no mundo todo. Os empregos repetitivos e pouco qualificados foram substituídos por máquinas e robôs. As empresas procuram profissionais bem qualificados para ocuparem empregos que exigem cada vez mais criatividade e múltiplas capacidades.

    ResponderExcluir
  28. CINTRA
    Aluno: Ana Vitória Amorim Galvão Rabelo. Turma: 207-Vespertino

    - Independência dos Estados Unidos
    Antes da Independência, o EUA era formado por treze colônias controladas pela metrópole: a Inglaterra. Dentro do contexto histórico do século XVIII, os ingleses usavam estas colônias para obter lucros e recursos minerais e vegetais não disponíveis na Europa. Era também muito grande a exploração metropolitana, com relação aos impostos e taxas cobrados dos colonos norte-americanos. Em 1776, os colonos se reuniram no segundo congresso com o objetivo maior de conquistar a independência. Durante o congresso, Thomas Jefferson redigiu a Declaração de Independência dos Estados Unidos da América. Porém, a Inglaterra não aceitou a independência de suas colônias e declarou guerra. A Guerra de Independência, que ocorreu entre 1776 e 1783, foi vencida pelos Estados Unidos com o apoio da França e da Espanha.
    O Dia da Independência dos Estados Unidos é um feriado nacional que celebra o dia 4 de julho nos Estados Unidos. Esse dia marca a Declaração de Independência de 1776, ano em que as Treze Colônias declaram a separação formal do Império Britânico.
    - A Revolução Francesa
    Foi um importante marco na historia Moderna da nossa civilização. Significou o fim do sistema absolutista e dos privilégios da nobreza. O povo ganhou mais autonomia e seus direitos sociais passaram a ser respeitados. A vida dos trabalhadores urbanos e rurais melhorou significativamente. Por outro lado, a burguesia conduziu o processo de forma a garantir seu domínio social. As bases de uma sociedade burguesa e capitalista foram estabelecidas durante a revolução. Os ideais políticos (principalmente iluministas presentes na França antes da Revolução Francesa também influenciaram a independência de alguns países da América Espanhola e o movimento de inconfidência mineira no Brasil. Revolução industrial foi um conjunto de mudanças que aconteceram na Europa nos séculos XVIII e XIX. A principal particularidade dessa revolução foi a substituição do trabalho artesanal pelo assalariado e com o uso das máquinas.
    Até o final do século XVIII a maioria da população europeia vivia no campo e produzia o que consumia. De maneira artesanal o produtor dominava todo o processo produtivo.
    Apesar de a produção ser predominantemente artesanal, países como a França e a Inglaterra, possuíam manufaturas. As manufaturas eram grandes oficinas onde diversos artesãos realizavam as tarefas manualmente, entretanto subordinados ao proprietário da manufatura.
    A Inglaterra foi precursora na Revolução Industrial devido a diversos fatores, entre eles: possuir uma rica burguesia, o fato do país possuir a mais importante zona de livre comércio da Europa, o êxodo rural e a localização privilegiada junto ao mar o que facilitava a exploração dos mercados ultramarinos.
    Como muitos empresários ambicionavam lucrar mais, o operário era explorado sendo forçado a trabalhar até 15 horas por dia em troca de um salário baixo. Além disso, mulheres e crianças também eram obrigadas a trabalhar para sustentarem suas famílias.
    - Revolução Industrial
    A Revolução tornou os métodos de produção mais eficientes, os produtos passaram a ser produzido mais rapidamente, barateando o preço e estimulando o consumo. Por outro lado, aumentou também o número de desempregos. As máquinas foram substituindo, aos poucos, a mão-de-obra humana.
    A economia transformou-se, pois a atividade industrial passou a ocupar o centro da vida econômica; formaram-se grandes empresas industriais e o trabalho assalariado passou a predominar em toda a parte; em outras palavras impõe-se o capitalismo industrial. A sociedade foi profundamente afetada pelo êxodo rural e pelo crescimento da vida urbana; começaram a formar as cidades industriais; ocorreu também um aumento da população mundial; a burguesia industrial se fortaleceu e começou a ganhar cada vez mais destaque a classe operária.

    ResponderExcluir